Para fazer um bom recheio há um pequeno truque que é a escolha de sapateiras fêmeas. As fêmeas são melhores porque por norma estão mais "cheias" e têm ovas que são deliciosas. Diz-se que a altura da desova é de Setembro a Abril ou os meses com "R".
Podemos distinguir os machos das fêmeas pelo abdómen (valva). O da fêmea é largo e arredondado e o dos machos estreito, por isso quando escolher a sua sapateira não se esqueça que deve ser fêmea, enérgica, pesada e com as patas todas.
-1 Sapateira
-1 Colher de chá de mostarda Savora
-1 Colher de chá de molho inglês
-1 Cebola média
-Sal e pimenta
-1 Folha de louro
-Malagueta ou piri-piri moído
-Azeite
Preparação:
Coza a sapateira (em água fria se estiver viva e em água a ferver se for congelada) com sal, louro e o picante cerca de 20 minutos. Assim que estiver cozida deixe arrefecer. Retiram-se as patas da sapateira e reserve, de seguida separa-se o abdómen da carapaça. Na carapaça está conteúdo que vamos usar para o receheio, mas antes devemos limpar, retirando as guelras ou as pequenas esponjas com pelos, assim como as peles interiores e boca. Todo o restante recheio reserve numa taça. Retire também a carne do abdómen e junte na taça.. Se a sapateira tiver pouco recheio podemos usar a carne das patas da sapateira. Misture o conteúdo e desfaça bem com um garfo.
Faça um refogado com azeite e a cebola picadinha e deixe alourar um pouco. Junte a colher do molho inglês, a mostarda e por fim o recheio da sapateira. Tempere com sal e pimenta e deixe ferver uns 5 minutos.
Serve-se quente ou frio acompanhado com tostas.
Bom Pecado!
E eu que fazia sempre da mesma forma (aquela pasta com maionese, mostarda, ovo cozido, pickles, etc.)... mas afinal há alternativas... e esta parece-me bem mais conseguida... irei experimentar... Obrigado Su.