Sendo uma curiosa pela cozinha há muito que tento explorar o mundo das aromáticas (gosto de uma cozinha com sabor) e não me limito a comprá-las, mas também as semeio/planto. Mais tarde partilharei neste espaço algumas das minhas experiências. Este ano semeei cerca de 8 espécies e estou ansiosa por ver e provar o resultado.
Vou falar de uma que gosto bastante, o alecrim.
O Alecrim é um arbusto que floresce todo o ano, não precisa de grandes cuidados e podemos podá-lo, o que nos permite tê-lo num vaso com um crescimento controlado ou no jardim e uma planta mais robusta. Se tiverem amigos com um podem pedir uma galha e coloca-la directamente no solo, porque ele desenvolve mesmo assim. É uma planta com um aroma forte e tem várias utilizações.
O alecrim pode ser usado fresco ou seco e dessa forma tem um sabor mais intenso. O alecrim é excelente para todo o tipo carnes, peixe, sopas, pão, molhos, misturado com manteiga, em massas salgadas ou pão-ralado e até para infusões.
Pode ser usado em marinadas, esfregar as carnes com ele ou colocar directamente nas brasas para aromatizar grelhados. Os caules fortes podem ser usados como espetos para espetadas. Podemos também usar o alecrim para aromatizar azeite ou vinagre, colocando umas hastes directamente nas garrafas e esperar umas semanas antes de usar.
Combina com ervas como os orégãos, manjericão, segurelha, tomilho, louro, alho entre outras.
O alecrim faz parte da minha cozinha…
*(fotos retiradas da internet)