Decidi aumentar o conteúdo dos "Pratos Típicos" e por muito que se tente imitar certas receitas típicas a verdade é que elas são mesmo boas na sua região, mas quando não há essa oportunidade, mais vale tentar. O Arroz de Sarrabulho é um prato típico do Minho e é acompanhado com Rojões.
Ingredientes:
- 1/2 Kg. de carne de vaca
- 1/2 Kg. galinha gorda
- 1/2 Kg. de costelelas de porco frescas (entrecosto)
- 2 ossos da assuã fresco
- 150 g. de chouriço de carne (caseiro)
- 1/2 coração de porco
- 1/4 kg. de bofe de porco
- 1 Kg. de arroz
- 1/4 de litro aproximadamente de sangue de porco (ao que se junta um pouquinho de vinagre para não coagular).
- 1 ramo de salsa
-1 casco de cebolo
-1 folha de folha de louro
-1 pitada de cravinho e noz moscada
-2 cebolas
-3 dl de azeite
-sal e pimenta
Preparação:
Num tacho, põem-se as carnes todas a ferver em 3 litros aproximadamente de água fria, junta-se o louro, cravinho, noz moscada, sal e pimenta. Deixam-se cozer as carnes muito bem retirando a espuma que se forma na superfície.
Assim que as carnes estejam bem cozidas, retira-se tudo do lume, deixam-se arrefecer depois e desfiam-se.
À calda de cozer as carnes, depois de rectificados os temperos é retirada a gordura que porventura esteja a mais, leva-a novamente ao lume e deixa-se levantar fervura tendo já acrescentado a água necessária. Junta-se o arroz. Quando estiver meio cozido, junta-se as carnes desfiadas e o sangue liquefeito. Rectificam-se temperos e deixa-se ferver até o arroz estar cozido completamente. Junta-se-lhe, então, sumo de limão, cravinho e cominhos em pó. Serve-se, de imediato.
Em travessa à parte vão os rojões e as frituras de belouras, chouriça de verde, fígado de porco e tripa enfarinhada. Os rojões levam também batata loura, cortada em cubos e vão guarnecidas as travessas com limão às rodas e salsa em ramo.
Bom Pecado!
(* fotos tiradas por mim num restaurante local. )