Apesar da época da lampreia ser de Janeiro a Abril, vou hoje partilhar esta receita de luxo que faz as delícia de muitos.
O prato da lampreia à bordalesa tem a sua origem na França e daí o nome bordalesa que deriva de Bordéus, cidade francesa, no entanto a receita foi reinventada em Portugal e surgiu o prato como o conhecemos. Um estufado com vinho tinto acompanhado com tostas.
Ingredientes:
-1 Lampreia
-2 Cebolas grandes
-1 dl. de azeite extra virgem
-2 Dentes de alho
-1 Ramo de salsa
-1 Folha de louro
-3 Cravos-da-Índia
-Pimenta preta
-50 cl. de vinho verde tinto
-Sal
-1 tirinha de toucinho
Preparação:
Coloca-se água a ferver, escalda-se a lampreia, raspa-se com uma faca e esfrega-se com um pano de linho. Passa-se várias vezes por água, até tirar completamente a viscosidade.
Dão-se uns golpes nos orifícios da cabeça, tendo o cuidado de deixar o sangue escorrer para uma tigela, onde se colocou um pouco de vinho verde..
Faz-se-lhe um golpe na barriga para puxar a tripa (com cuidado para não partir). Corta-se em bocados.
Deita-se num tacho e cobre-se com os vinhos, o louro, o sal, a salsa, a pimenta e o sangue. Deixa-se assim de um dia para o outro.
Faz-se um refogado com a cebola, o azeite e a fatia de toucinho e quando estiver transparente juntam-se os bocados da lampreia e um bocado do molho da marinada. Deixa-se ferver e adiciona-se o molho restante. Cozer lentamente durante uns 20 minutos abanando-se o tacho de vez em quando para não pegar. Servir com com pão torrado.